20 de mai. de 2009

Despedida de Portugal, rumo a Barcelona


Torre de Belem


Momumento do Descobrimento
 Hoje foi nosso último dia em Portugal. Como nosso voo para Barcelona era só de tarde, ainda deu tempo de passear pela manhã.

Passamos pela Torre de Belém, um dos cartões postais de Lisboa e pelo Monumento dos Descobrimentos, em homenagem aos homens que desbravaram os caminhos do mar.

Praça do Commercio

Descemos a Av. da Liberdade ate a Praça D. Pedro IV, onde tomamos café da manhã na Pastelaria Portuguesa, de 1883. Suco de laranja na Europa é caro, um copo de 300ml custou 5,30 euros! Fomos andando até a Praça do Rossio e a Praça do Comércio, onde o rio Tejo desemboca. 
Depois pegamos o autocarro (ônibus) n. 37 no Rossio (custou 1,40 euros e paga direto ao motorista) que nos deixou no Castelo de São Jorge (5 euros -9h as 21h). O castelo fica no ponto mais alto da cidade, ou seja, a vista é espetacular (foto abaixo). Não é um castelo como o da Pena, só há ruinas, mas é muito bonito. A visita é obrigatória para quem vai à Lisboa.



O Castelo de São Jorge, do século XI-XII, foi erguido quando Lisboa era uma importante cidade portuária muçulmana. Em 1147, D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal, conquista o Castelo e a cidade aos mouros. De meados do seculo XIII até o início do século XVI, o Castelo conheceu o seu período áureo, sendo residência dos reis de Portugal quando estavam em Lisboa. Foi declarado Monumento Nacional em 1910.

Rio Tejo
Vista do Castelo de São Jorge
Lá tem um local chamado "Torre de Ulisses" que tem um periscopio, um sistema óptico inventado por Leonardo da Vinci no século XVI, o único existente em Portugal, que permite observar a cidade a 360 graus em tempo real. Incrivel! Conta a lenda que Ulisses teria vindo atrás de Aquires, que estava fugindo de Tróia, mas quando chegou na cidade se apaixonou pelo lugar e fundou Lisboa.


Hora de ir para o aeroporto. Quase perdemos o voo, fomos os penúltimos a entrar no ônibus do aeroporto que leva até o avião. Sônia (minha cunhada. Viajamos juntas, além do Claudio, meu cunhado. Agora só nos encontraremos em Paris!) e eu ficamos passeando no Free Shop...

Aliás, quando vi o avião fiquei a-pa-vo-ra-da. Não era da TAP, companhia que eu comprei as passagens, era uma empresa local. O avião era para apenas 49 passageiros, da Embraer. Eu tenho pavor de avião. No fim deu tudo certo, o piloto fez um voo perfeito, o avião é otimo, graças a Deus!

B A R C E L O N A  ! ! !
Chegamos em Barcelona!!! Miguel, marido da Mari, nos buscou no aeroporto e nos levou até o hotel (Via Augusta, que fica na na Via Augusta n. 63 - www.hotelviaaugusta.com). É ótimo, o quarto e banheiros são amplos, e muito bem localizado, numa zona residencial e segura.

Depois fomos até a casa da Mari e do Miguel, próximo ao hotel, e de lá fomos jantar no restaurante Flash Flash (La Granada del Penedes n. 25), todo decorado com figuras de fotógrafos, como se todas as pessoas que estivessem presentes fossem celebridades. Lá é um típico restaurante de tortilla, prato local, uma espécie de omelete. Foi o que comemos com Barril (chopp).

Tibidabo
Depois fomos dar uma olhada na cidade de carro, fomos a Montjuic (onde foram as Olimpíadas de 92), Parc Guell, Tibidabo, Las Ramblas (rua mais famosa de Barcelona), Passeig de Gracia (onde estao as melhores e mais caras lojas). No mapa Barcelona parece ser muito maior, mas os quarteirões tem curta distância de um para o outro e é muito facil andar por aqui. Tudo é muito bem sinalizado e organizado. E uma cidade agitada e linda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário! Logo ele será publicado.