19 de ago. de 2012

No interior da Provence

Chegamos ao sudeste da França. A Provence ou Provença, em português, é sinônimo de Sul da França, lugar que encantou e inspirou Picasso, Van Gogh e Cézanne. Então já dá para imaginar que  este lugar realmente é mágico, não é?

Escolhemos Aix-En-Provence para ser nossa base. É uma cidade grande, mas com ares de cidade pequena. Um clima muito agradável e um centro histórico lindo. A principal rua é a Cours Mirabeau, que lembra a Las Ramblas, de Barcelona, só que menor, sem nenhum daqueles artistas de rua ou barraquinhas, o que a torna muito mais bonita. A avenida tem vários cafés maravilhosos, tendo o mais famoso Les Deux Garçons, que está lá desde 1790. As mansões hoje são lojas, mas com suas fachadas preservadas. Fantástico, porque não fica com aquela poluição de nomes, luzes e vitrines.

Há vários museus dedicados a Cézanne, mas nenhum com suas obras, o que é inacreditável! Em alguns é possível encontrar suas primeiras pinturas e alguns rascunhos. Mas se está a procura de suas obras, esqueça. Vá até o D'Orsay em Paris. 

O passeio aqui é andar pelas ruas, visitar as igrejas, as lojinhas que vendem lavanda de tudo quanto é tipo e forma, as patisseries, as boulangeries (padarias) e boucherie (açougues) fantásticas! O doce típico da região são os calissons, um doce coberto por um fondant bem gostoso.

Ficamos num hotel muito simpático, o Hotel Artea, uma casa transformada em hotel, muito bem localizado. Como a cidade era nossa base, o hotel estava bem próximo do burburinho da Cours Mirabeau e há poucos metros da saída para a estrada.


Uma das 100 fontes de Aix-En-Provence  
Aix-En-Provence

Cours Mirabeau

Uma das ruas de Aix-En-Provence com várias boutiques

Outra fonte de Aix-En-Provence

Um dos cafés simpáticos de Aix-En-Provence

Provence


Uma das placas do caminho de Cézanne. É só seguir as placas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário! Logo ele será publicado.