2 de jun. de 2009

Despedida de Paris


Saint-Chapelle
 O dia hoje amanheceu chuvoso, mas bem mais quente do que ontem. Estava 23 graus. Fomos até a Île de la Cité pela Bd. Saint Michel para conhecer a Saint-Chapelle, uma igreja gótica construída em 1245 a pedido do rei Luís IX para abrigar as relíquias sagradas, uma delas a coroa de espinhos de Cristo.

Ficamos na fila por quase meia hora e pagamos 8 euros cada para chegar lá e nada! Todas as relíquias sagradas, inclusive a suposta coroa estão guardadas a sete chaves em Notre Dame, ao contrário de todos os livros turísticos que tinha de Paris.

Tudo bem, a igreja é linda pelas mais de mil figuras nos enormes vitrais retratando cenas do Velho e Novo Testamento, mas não valeu gastar tempo e dinheiro para isso.

Seguimos pela Ponte Neuf, a mais antiga e famosa ponte de Paris. Vários filmes de romance usaram esta ponte como símbolo da paixão. Mas ela não tem nada demais. Fomos margeando o Sena até chegar no Museu D'Orsay (€ 8,oo - não abre nas segundas). Estava tendo uma exposição de Rodin. Nós não entramos no museu dele, mas todas as grandes e principais obras estavam lá. Que máximo!


Museu D'Orsay
 O D'Orsay realmente é um escândalo. É um museu impressionista, talvez o maior do mundo. Você chega a cansar de ver tanto Monet, Renoir, Van Gogh, Matisse, Cézanne, Gauguin... é incrível você estar tão perto de obras tão importantes e valiosas. E pode tirar foto de tudo. Muuito bom passeio.

De lá fomos andando até Montparnasse. Este é um bairro bem bacana, tem muita coisa pra ver. Lá que fica o Catacombes, onde as pessoas descem até o esgoto para ver as caveiras de pessoas que morreram e foram jogadas lá, prática usada quando os cemitérios foram demolidos, no período de 1786 a 1814. Eu não gosto dessas coisas e por isso nem passei perto. Mas é uma atração. Vai entender...

Lá também tem o Observatoire de Paris, o mais antigo observatório astronômico do mundo, de 1667. Mas tem que reservar antes, as visitas acontecem somente um sábado por mês (http://www.obspm.fr/).

Ficamos andando pela redondeza do Tour Montparnasse, o prédio mais alto da França, com 210 metros. Ali perto tomamos um sorvete de pistache com chocolate refrescante, o calor tinha voltado e o sol aparecendo. Maravilha!

Quem estiver procurando pontas de estoque o endereço é Rue D'Alésia. Lá tem várias pequenas lojas com produtos de marcas francesas a preços bem em conta.


Despedida de Paris...

Depois de ficar zanzando por lá, fomos passar o fim do dia (8h30 da noite!) no Jardim de Luxemburgo (foto ao lado).

Tão gostoso... um monte de gente lá lendo livro, conversando... vendo a vida passar e curtindo o solzinho maravilhoso. Ficamos lá de bobeira e depois fomos para o hotel fazer as malas.
Au revoir, Paris! Amanhã estaremos em Veneza.

Coisas que não se pode deixar de fazer em Paris:
. Visitar o Louvre, Torre Eiffel, Arco do Triunfo, Notre Dame (repare que um dos santos ou bispos da fachada, não sei, está segurando a própria cabeça, sinistro...) e Versailles
. Comer e beber somente produtos nacionais (hahahaha)
. Compras: Galeries Lafayette, Printemps e Sephora (cosméticos)
. Conhecer o D'Orsay e George Pompidou
. Ficar sem fazer nada no Jardim de Luxemburgo
. Tirar uma foto na Champs-Élyées
. Ficar num desses cafés, sentado, olhando a vida dos parisienses
. Dizem que o chocolate Angelina é o melhor, mas experimentei vários tão bons quanto. Experimente tudo!
. Ande, ande, ande. Tudo é muito perto e plano. A beleza da cidade vale a pena.

Outras dicas:
. Cartão de crédito com chip
. Compra de ingressos para museus, utilize as máquinas com seu cartão de crédito com chip
. Leve um umidificador nasal, o clima é mais seco do que o nosso (Rio)
. Guarde sempre os bilhetes de metrô e trem, e não esqueça de validá-los antes de embarcar nas máquinas amarelas espalhadas pela estação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário! Logo ele será publicado.