15 de jun. de 2010

Dia de Vaticano!

Para ir ao Vaticano - o menor estado independente do mundo - compramos, no dia anterior, num centro de informações que fica na Piazza Navona, o passe de 25 euros incluindo o Museu do Vaticano, a Basílica de São Pedro e um Audio Guide em Português, que acabou não tendo... fomos apenas perguntar no balcão e na hora a atendente mandou a agência nos devolver o dinheiro por ter dado uma informação errada. Incrível. Usamos o audio guide inteiro em espanhol e inglês e ainda recebemos parte do dinheiro de volta (14 euros).

Para chegar até lá, pegamos o metrô sentido Otaviano/San Pietro. É tudo muito bem sinalizado, mas se tiver dúvida vá em direção à multidão. Não tem erro.

A primeira visão é a Piazza San Pietro. Tem alguns pontos marcados no chão, vá até eles e olhe em volta. É incrível, você vê alinhada todas as colunas ao redor como se fosse apenas uma fileira. Lá que o Papa faz audiências públicas todas as quartas. E adivinha que dia era? Quarta-feira! Mas nós, bobinhos, seguimos com o passeio e não vimos o Papa!!!

O museu é enooooorme. Aliás, são vários museus dentro de um. A parte do Egito é a mais fantástica. São monumentos de mais de 2 mil anos antes de Cristo! A vontade é de tocar em tudo (algumas coisas pode) e sentir a energia, a vibração de um tempo tão distante.

Mas o que mais queríamos ver era a Capela Sistina, onde é realizado o Conclave para a escolha do próximo Papa. Lá não pode tirar foto, mas claro que demos um jeitinho. Não podia ficar sem uma foto daquele teto estonteante de Michelangelo. Um pouco antes tínhamos comprado um livro numa loja de souvenir lá fora sobre a Capela Sistina. Fomos lendo cada pedaço e entrando na história. De repente a multidão já estava desapercebida por nós. Foi fantástico!

Da Capela seguimos para a Basílica de São Pedro (Atenção! não entra ninguém de bermuda ou minissaia. não tem conversa e quinta-feira o Vaticano não funciona, é dia de reunião entre o Papa e os Bispos). Essa é a igreja mais famosa do mundo e a maior construção sacra existente, onde está o sepulcro de Pedro. É lá que fica também a famosa obra Pietá de Michelangelo. Ela é bem pequena, mas linda. Você pode subir (pagar um pouco mais) e admirar a vista ou descer e ver onde estão os túmulos dos Papas, inclusive de João Paulo II.
Lá também tem vários confessionários. Língua a escolher. De repente vi "Polonês/Português". Falei pro Eduardo: "Não me confesso desde minha primeira Comunhão, vou lá". Imaginava ser português de Portugal, mas quando entrei, me deparo com um Padre pernambucano. Foi muito engraçado (com todo o respeito). Adorei!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário! Logo ele será publicado.