21 de jun. de 2010

Meu pequeno paraíso


Vista da Guarda do Embaú
 Imagine um lugar com montanha, mar azul transparente, areia branca, um rio de água fresca e limpa e muito camarão, ostra, mexilhão o dia todo... O nome desse pequeno paraíso é GUARDA DO EMBAÚ. Diz a lenda que lá era o lugar onde os piratas escondiam seus tesouros guardados no baú e daí vem seu nome.

A Guarda fica em Santa Catarina, no muncípio de Palhoça, há 50km ao sul de Florianópolis, dentro do Parque Estadual Serra do Tabuleiro. Lugar de destino dos amantes do surf, também já foi point de pilotos de asa delta (com meu marido e seu amigo Giacomazzi) e hoje você vê alguns parapentes pelo céu... Em novembro é época de baleias e golfinhos, a melhor época para se visitar, até março. Depois é mais frio.
Bem, chegando em Florianópolis, você pega um transfer para a Guarda do Embaú. Chegando lá é só relaxar... deixe o relógio no hotel e desligue o celular. Você está na Guarda! Nada mais importa. É só curtir o sol, o mar, a natureza exuberante! E curtir muuuito o pôr do sol, que é lindo!


Para chegar na praia é preciso atravessar o Rio da Madre nos barquinhos, que custam R$ 2,00 ou ir nadando. Mas cuidado! Tem correnteza e é bom não se arriscar.  


O dia na Guarda é assim: um mergulhinho na praia, outro no rio... caipirinha, camarão... peixinho... barraquinha, cadeira confortável com porta travesseiro e porta-copos... um luxo no paraíso. O lema é relaxar e curtir a natureza.

A mais bela vista da Guarda é da Pedra do Urubú (veja a primeira foto). Para chegar até lá temos que seguir um pequena trilha, que não leva mais de 20 minutos. O visual vale: o encontro do rio com o mar é lindo, emoldurado pelas montanhas e o céu azul.


Andando pela pedras (tem trilha também) podemos chegar até a Prainha, totalmente deserta. Não tem nenhum comércio, então leve sua água, sua fruta e seu saco de lixo para trazer tudo de volta! Antes da Prainha dê uma parada no Bar do Ervori: uma pequena casa no meio da praia. Dizem que ali é o melhor lugar para ver as baleias (eu ainda não vi, tenho que ir em novembro!). Você vai encontrar várias fotos de artistas e ilustres que passaram por lá.


Outra dica imperdível se você gosta de ostras e mariscos: ir na Praia do Sonho. Lá que ficam as fazendas de criação. De lá que saem as ostras para exportação e para os melhores restaurantes do Brasil. Você pode compras dúzias e dúzias de ostras e mariscos a um preço justo e comer na hora nos bares da praia ou fazer como nós: levamos 4 dúzias de ostras e 2 de mariscos e fizemos um festival em casa (no hotel do Madeira e Carine - figuras conhecidas e muito amadas por nós dois!).


Uma boa pedida é comer na Garapeira, um barzinho quase em frente ao Rio. Lá tem vários pratos de comida caseira maravilhosos e uma cerveja estupidamente gelada. Entre uma e outra, experimente um mergulhinho no rio sob o pôr do sol... inesquecível (veja a foto com o barquinho em destaque).

Nos arredores

Saindo da Guarda, rumo ao Sul do Estado, você pode conhecer Ibiraquera, uma praia ótima para surf, wind e kitesurf e a Praia do Rosa, claro. É imperdível, com muita agitação de dia e de noite. Tem vários restaurantes legais, um que indico é o Tigre Asitático. Maravilhoso! Ver o pôr do sol lá é lindo.

É isso. Guarda é o nosso pequeno paraíso. Para quem gosta de natureza e se desligar do mundo, lá é o lugar certo. Sempre que podemos, damos uma escapada para renovar as energias.


Dicas para ficar:
Pousada Anjo da Guarda: Luiz e da Viviane, (48) 3283-2527. Muito bem localizada e confortável.
Pousada do Madeira e Carine Schuler (48) 3283-2815. Veja as fotos no Orkut da Carine Schuler. A pousada tem até academia para quem quiser continuar mantendo a forma nas férias.

Um comentário:

Obrigada pelo seu comentário! Logo ele será publicado.